Saiba as novidades
Para evitar pausas na produção e garantir a boa produtividade da sua indústria, é recomendado fazer manutenções preventivas periodicamente. A seguir, entenda melhor quando fazer manutenção da esteira metálica!
Imagine a seguinte situação: sua empresa recebe um grande pedido e você logo começa a produzir para entregá-lo no prazo acertado.
Então, mobiliza sua equipe, aciona o maquinário e tudo vai bem até que aquela esteira metálica, tão importante para o sucesso dessa missão, mostra sinais de cansaço: começa um ruído, seguido de um barulho mais forte até que ela para e, com ela, para também o processo produtivo. Se você não resolver esse problema rapidamente, a entrega daquela demanda está comprometida, e a reputação da sua empresa também.
Problemas como esse acontecem diariamente em diversas indústrias, mas podem ser evitados se a manutenção das esteiras metálicas for feita periodicamente, independente do tipo de esteira que for.
Para evitar a perda de tempo e de dinheiro, é fundamental identificar se uma esteira metálica está prejudicando o desempenho produtivo e acionar o quanto antes a assistência técnica responsável por sua manutenção. Afinal de contas, esses equipamentos são indispensáveis para o bom desempenho do processo industrial, certo?
A seguir, entenda mais sobre a manutenção da esteira metálica!
As esteiras metálicas podem apresentar diferentes problemas, dependendo de seu estado de manutenção, do tipo de carga que transporta e da duração dos períodos de funcionamento.
Normalmente, os equipamentos mostram sinais de desgaste, como trepidação, ruídos, quebras e alongamento das placas, desgaste na espessura, entre outros. Os problemas comuns são:
Uma hora ou outra, todas as esteiras metálicas vão apresentar desgaste, umas mais, outras menos. Dessa forma, todas precisam passar pelo processo de manutenção ou substituição.
No entanto, não é possível determinar uma frequência certa para isso, pois tudo depende de vários fatores, tais como:
Quando apresentar qualquer sinal de defeito, como barulho, diminuição do ritmo/velocidade, fumaça, é fundamental que as esteiras metálicas sejam desligadas. Depois disso, é preciso realizar uma análise do que está acontecendo para tomar a atitude mais adequada.
Vale ressaltar que muitas empresas não realizam as manutenções preventivas indicadas, apenas corretivas, o que não é aconselhável, pois somente substituir peças nem sempre resolverá o problema.
Para prolongar a vida útil da esteira, o ideal é tomar cuidados ao longo dos dias para minimizar os riscos de prejuízo no processo.
O “segredo” é garantir a periodicidade de manutenção preventiva, como falamos acima. Como o próprio nome sugere, ela é realizada justamente para evitar desgastes de peças. Os profissionais responsáveis checam se todos os componentes estão funcionando normalmente e realizam pequenos reparos quando preciso.
Essas aqui são algumas dicas importantes para aumentar o tempo de vida útil da sua esteira metálica:
A SSA nasceu para inovar o mercado e trazer um novo conceito na fabricação e manutenção de esteiras metálicas.
Nós sabemos que cada empresa tem as suas demandas e necessidades específicas, por isso, somos flexíveis na hora da negociação e visamos sempre a melhor forma de se adaptar ao cliente.
Na SSA você encontra uma grande diversidade de esteiras metálicas indicadas para os mais diversos processos industriais, além do serviço de manutenção das esteiras metálicas. A nossa equipe está pronta para te atender da melhor forma!
Clique aqui e solicite um orçamento!
Procurando empresa
especializada em
esteiras
metálicas?