Saiba as novidades
A manutenção preditiva é uma prática essencial para empresas que desejam aumentar a sua produtividade, preservar a segurança de seus trabalhadores e evitar imprevistos que podem prejudicar a produção como um todo, inclusive repercutindo em perdas financeiras. Saiba mais neste novo post do blog da SSA.
De maneira bastante técnica, a manutenção preditiva é um conjunto de práticas de manutenção com caráter preventivo e antecipado de máquinas e equipamentos em geral utilizada nas operações das fábricas. Na prática, a manutenção preditiva diz respeito a medidas tomadas dentro da rotina de uma indústria para prevenir possíveis falhas ou danos dos equipamentos ali presentes.
Se pensarmos em um contexto geral da sociedade atual, a demanda por produtos e serviços tem sido cada vez maior e acelerada, portanto, as indústrias têm trabalhado cada vez mais para atender a esse mercado em constante evolução. Além disso, a concorrência também tem ficado cada vez mais acirrada, portanto, destacam-se aquelas empresas que possuem processos e cuidados internos muito bem definidos.
Para manter suas máquinas sempre funcionando, torna-se ainda mais necessário esse cuidado através de táticas de proteção.
A manutenção preditiva, como citado acima, está associada às práticas de manutenção com caráter preventivo e antecipado de todo o aparato físico utilizado nas operações (máquinas, equipamentos, entre outros). Portanto, de maneira resumida, ela pode ser definida como uma metodologia de manutenção.
Seus principais objetivos são:
Diferente da manutenção preventiva, a manutenção preditiva não ocorre em períodos pré-agendados, mas torna-se parte da rotina de uma fábrica tanto quanto outros processos executados diariamente.
A manutenção preditiva contribui diretamente para a eficiência operacional do chão de fábrica, reduzindo custos, erros e atrasos no fluxo produtivo. A manutenção preditiva atua de forma a implementar uma cultura de monitoramento constante dentro das indústrias, o que evita muitos problemas.
São muitos os ganhos: é possível controlar e remediar danos comuns da rotina fabril, reduzir custos e maximizar a produtividade. A manutenção preditiva também é capaz de potencializar a vida útil dos equipamentos de uma fábrica. Com isso, é possível otimizar o aproveitamento dos investimentos feitos em infraestrutura, uma vez que evitam-se manutenções recorrentes ou mesmo a necessidade de comprar equipamentos novos em um curto espaço de tempo.
Outra vantagem é que, ao melhorar as condições de funcionamento do maquinário, a empresa estará aumentando sua produtividade. Com a implementação de uma rotina de inspeções preditivas, a empresa também aumenta a segurança das operações no chão de fábrica, pois adotar uma postura de prevenção e previsibilidade reduz os riscos de acidentes.
A SSA trabalha há muitos anos no mercado de esteiras metálicas fornecendo produtos e cuidando de nossos clientes através da manutenção desses equipamentos para que mantenham-se operando, beneficiando a produção, reduzindo custos e atendendo cada vez mais pessoas.
Conheça o nosso portfólio de produtos.
Clique aqui para falar conosco e saber mais sobre o nosso trabalho.
Procurando empresa
especializada em
esteiras metálicas?