Saiba as novidades
As esteiras metálicas oferecem muitas vantagens para a indústria, no entanto, é preciso ficar atento ao seu funcionamento. A seguir, saiba como identificar quando uma esteira metálica está prejudicando o desempenho de um processo!
O mercado industrial está cada vez mais competitivo, e isso reflete nos equipamentos e ferramentas, que têm em vista acelerar os processos. É inegável, o objetivo é sempre o mesmo: aumentar a produtividade e diminuir os gastos, fazendo com que o lucro seja mantido e a saúde financeira da empresa preservada.
Foi neste cenário que a esteira metálica foi desenvolvida. Ela surgiu para mover pequenos, médios e grandes objetos a uma determinada distância dentro da empresa. Contudo, mesmo oferecendo tantas vantagens, é necessário ficar atento para a manutenção da esteira.
Afinal de contas, sem os devidos cuidados, a esteira pode começar a apresentar defeitos no pior momento possível — justo quando a produção depende dela. Por isso, é preciso fazer um trabalho proativo e identificar com antecedência que a esteira está prejudicando o desempenho de um processo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!
De maneira geral, a esteira metálica pode apresentar diferentes problemas que variam de acordo com o seu estado de manutenção, o tipo de carga transportada e a duração dos períodos de funcionamento.
Normalmente, os equipamentos apresentam sinais de desgaste, como trepidação, ruídos, quebras e alongamento das placas e módulos. Entre os problemas mais comuns, podemos listar:
É fundamental que os times de gestão e manutenção invistam no treinamento da equipe, para que os colaboradores aprendam como funcionam os componentes do sistema da empresa.
Dessa forma, todos conseguirão identificar quando a esteira metálica está prejudicando o desempenho da produção e já sinalizar a necessidade de reparo ou troca. O conhecimento também é indispensável para auxiliar na manutenção e uso correto do equipamento.
Há algumas maneiras simples de analisar se a esteira metálica está causando perda de tempo e dinheiro para a empresa. Oriente sua equipe a ficar atenta para sinais como:
Quando um ou mais desses pontos são reconhecidos, é preciso chamar a manutenção para realizar o conserto ou a troca do equipamento.
Muitos gestores erram ao ignorar os primeiros sinais em busca de economizar dinheiro, pois não querem desligar as esteiras metálicas e parar a produção. No entanto, esse é um exemplo claro do ditado “o barato sai caro”. Quanto mais tempo se leva para consertar as esteiras metálicas, mais tempo e dinheiro se perde.
Para aumentar a vida útil da esteira, o melhor é tomar cuidados ao longo dos dias para minimizar os riscos de prejuízo no processo.
O ponto é garantir a periodicidade de manutenção preventiva. Como o próprio nome sugere, ela é feita para evitar desgastes de peças. Os profissionais responsáveis checam se todos os componentes estão funcionando normalmente e realizam pequenos reparos quando preciso.
Também é necessário inspecionar alguns itens para, então, avaliar o desempenho de uma esteira metálica. Esse é o checklist ideal para novos projetos:
Além disso, é necessário conferir se durante o transporte existe contato com algum produto químico e a temperatura do ambiente ou produto. Fatores como atrito entre produto e esteira e o range de produção também impactam na vida útil do produto.
A SSA nasceu para inovar o mercado e trazer um novo conceito na fabricação e manutenção de esteiras metálicas.
Nós sabemos que cada empresa tem as suas demandas e necessidades específicas, por isso, somos flexíveis na hora da negociação e visamos sempre a melhor forma de se adaptar ao cliente.
Na SSA você encontra uma grande diversidade de esteiras metálicas indicadas para os mais diversos processos industriais, além do serviço de manutenção das esteiras metálicas. A nossa equipe está pronta para te atender da melhor forma!
Clique aqui e solicite um orçamento!
Procurando empresa
especializada em
esteiras
metálicas?